
Seis mitos de pneus de carros que você precisa conhecer
Muito além da simples calibragem rotineira, os pneus de carros necessitam de vários cuidados especiais ao longo de seu período de uso, principalmente para garantir a segurança do motorista e dos passageiros. Porém, por ser um assunto negligenciado pelos meios de comunicação, existem inúmeros mitos em torno de diferentes aspectos dos pretinhos. E você, conhece algum? Neste post, vamos desmitificá-los, além de apresentarmos informações pertinentes relacionadas aos pneus. Vamos lá!
1. Estepe não precisa de calibragem
Ele pode até ficar imperceptível por muito tempo, mas engana-se quem pensa que o pneu de estepe não precisa de calibragem. A orientação é que as libras sejam inseridas todos os meses, para que ele seja sempre mantido em condição de uso. Afinal, um estepe murcho é como um pneu furado.
2. É válido inverter o sentido de rodagem do pneu
Mais um mito. Muitos pneus têm o sentido de rodagem preestabelecido, assim, a inversão do sentido poderia influenciar negativamente o desempenho do carro. Fora isso, o pneu pode apresentar vícios de uso, com inúmeras deformações, o que daria prejuízo na certa para o seu bolso.
3. Pneu não tem validade
Como a maioria dos produtos duráveis, os pneus de carros também possuem validade de uso. A maioria é de cinco anos a partir da data que vem descrita em sua lateral. É importante sempre conferir isso, inclusive montando uma tabela sobre os prazos. E não se esqueça de colocar o estepe nessa conta!
4. Pneus diferentes podem ser usados
Colocar pneus de marcas e modelos diferentes no mesmo eixo do seu carro é um grande risco. Isso porque as medidas variam de acordo com os fabricantes, podendo causar interferências no balanceamento do veículo por conta de disparidades de altura e largura. Caso seja em eixos alternados, aí a prática pode ser feita. E há exceções, como nos carros 4X4.
5. Ao trocar um pneu, é preciso substituir todos
De maneira alguma. A dica é sempre colocar os novos na parte traseira do carro, pois a dianteira possui um controle maior por parte do motorista, onde a vida útil de pneus ainda em estado de uso pode terminar tranquilamente. Mesmo assim, geralmente, se recomenda trocar os pares de um eixo, mas você não precisa substituir os quatro ao mesmo momento. Trata-se de uma maneira de economizar e também de aproveitar melhor os pneus.
6. Não é preciso fazer rodízio de pneus de carros
Outro mito, pois o rodízio de pneus compensa a diferença de desgaste, aumentando a vida útil. Geralmente, ele deve ser feito quando atingir de 5 mil a 10 mil quilômetros rodados. Além disso, o rodízio ainda ajuda a aumentar a estabilidade do seu veículo.
Como você pode ver, existem vários mitos sobre pneus de carros. Dessa forma, fique bem informado, para não cair em armadilhas impostas pelo mercado. Além disso, como se trata de um investimento considerável, é muito importante buscar economias e maneiras de otimizar o uso dos pneus.
E os seus pneus, como estão? Conhece algum outro mito? Então deixe aqui o seu comentário!