
Recapagem ou pneu novo? Qual opção escolher?
Está é uma dúvida frequente quando um pneu começa a perder sua vida útil e necessita de reparo. Então qual dessas opções vale mais a pena? Aí é que está! A recapagem e o pneu novo são propostas diferentes e ambos tem suas vantagens.
Segundo a ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), os pneus reformados ou recauchutados acabam durando a metade do tempo que um pneu novo. Por outro lado, essa opção sai bem mais barata do que adquirir novos pneus.
No Brasil, existem alguns tipos de reformas de pneus regulamentadas, são elas: recapagem, recauchutagem e remoldagem. Quando esses procedimentos são bem realizados, o pneu reformado pode ter duração semelhante a de um pneu novo.
Recapagem
No processo de recapagem a reforma dos pneus substitui apenas a borracha da banda de rodagem, pois ela acaba se desgastando com o tempo e o contato com o solo.
A recapagem pode ser feita a quente ou a frio. Na quente, a banda passa pelo processo de vulcanização a 150°C, sendo moldada junto ao pneu. Esta reforma e muito utilizada em pneus de transporte de carga, como caminhões.
Já na recapagem a frio costuma-se usa uma banda de rodagem pré-moldada para ser aplicada na carcaça do pneu em uma temperatura que pode chegar a 115°C.
Recauchutagem
Na recauchutagem a borracha da banda de rodagem e dos ombros da carcaça dos pneus são substituídas e a técnica utilizada é igual a da recapagem a quente.
Remoldagem
Na remoldagem toda a parte externa do pneu é revestida com uma nova camada de borracha, substituindo os flancos e toda a banda de rodagem.
Qual a melhor opção?
Esta é uma pergunta que envolve diversos fatores, entre eles: durabilidade e custos. Um pneu reformado tem durabilidade variável, de acordo com o uso, peso das cargas e as condições das estradas. Mas isso também pode-se aplicar aos pneus novos. O adequado é realizar um acompanhamento com sistema de controle de pneus, para que possa haver essa comparação entre a durabilidade dos novos e dos recapados.
Além disso, a recapagem pode ser uma excelente opção financeira para as frotas. No Brasil, cerca de 98% das frotas de caminhões e ônibus reformam os pneus, sendo o segundo país no mercado mundial de recapagem de pneus, atrás apenas dos EUA. Isso traz retornos até mesmo ambientais, pois são 80% a menos de CO² gerados na produção de um pneu novo.
Assim, comprar pneu novo fica sendo uma melhor opção para os veículos leves, como carros de passeio, que tem um desgaste mais lento, por isso na avaliação custo-benefício, é mais indicado. Ou seja, mesmo que o valor investido em pneus novos seja mais alto, a durabilidade também será maior.