
Por que todos os motores deveriam ser turbo?
Quando você entende o funcionamento do motor turbinado, provavelmente se questiona por que ainda existem carros que não são turbo. E nós explicamos para você como ele funciona!
Por muito tempo os motores turbinados eram aplicados apenas em carros esportivos, mas a tendência é que vire parte obrigatória para todos os veículos. E essa não é uma realidade muito distante. O popular Up!, da Volkswagen 1.0 com 3 cilindros, já traz às ruas essa tecnologia, que não é mais exclusiva de motores maiores, como jipão GLE da Mercedes, um V6 super potente.
Com o turbo, um carro 1.0 pode ter aceleração e retomadas semelhantes as de um motor 1.6, e com a vantagem de continuar tendo consumo de um 1.0 aspirado.
Como funciona o turbo
Os veículos turbinados priorizam o ganho de potência, sem ser necessário aumentar o tamanho do motor. Isto porque o melhor rendimento está ligado a quantidade de ar colocada dentro dos cilindros do motor, que permite a entrada de mais gasolina e, consequentemente, explosões muito mais fortes, permitindo que o motorista exija menos do acelerador.
O turbo se alimenta de uma fonte de energia desperdiçada pelos motores aspirados: o fluxo gerado pela expulsão dos gases de escape. Assim, o turbocompressor é formado a partir de duas câmara diferentes: a caixa fria e a caixa quente (ou turbina).
Dentro de cada uma delas está um rotor, os dois ligador por um eixo. A caixa quente instalada no coletor de escapamento permite que a passagem dos gazes faça o rotor girar, girando também o rotor da caixa fria, através do eixo. Neste momento, o rotor da caixa fria capta o ar da atmosfera e direciona sob pressão o motor.

Por isso o turbo está ligado com o ar! Em um motor aspirado o ar entra naturalmente, no turbinado ele entra pressionado. Assim, pode entrar mais ar, mais moléculas de oxigênio e mais combustível para a queima.
Ao contrário do que se imagina, os carros turbinados podem então ser mais econômicos!
Carros antigos turbinados
Existem muitos veículos antigos que passaram por modificação para se tornarem turbinados. Mas esse processo pode ter um custo elevado, devido a todo preparo do veículo para receber o turbo, diferentemente de quando ele já sai de fábrica com o equipamento.
A recomendação principal é sempre procurar um especialista, pois ele irá avaliar as necessidades e entregar um bom resultado.