
Como dirigir um carro em situações adversas?
Estar dentro do carro nem sempre é sinônimo de segurança. Mesmo tomando todos os cuidados possíveis, nenhum motorista está livre de se deparar com situações perigosas no dia a dia, seja nas estradas brasileiras ou no trânsito das vias públicas. Afinal, a natureza pode criar situações adversas para a direção, como chuvas fortes, raios, ventos, neblina e até granizos na pista, sem contar as ocorrências mais graves, como quedas de árvores e deslizamentos de encostas. Além das adversidades geradas por causas naturais, há os problemas impostos por outros motoristas, como acidentes, panes em carros, pedestres irresponsáveis atravessando a pista, ultrapassagens perigosas, enfim, uma longa lista! Por isso, é fundamental estar preparado para dirigir em situações adversas e enfrentar todo tipo de situação complicada para a direção.
Dicas
Você sabe como dirigir um carro em meio a uma adversidade? Acompanhe esse post e veja nossas dicas para garantir a sua segurança no volante:
Como agir com a pista molhada?
Quando a chuva apertar, é hora de redobrar a atenção. Muitas vezes, buracos e desníveis na pista são maquiados por poças d’águas. Nesses locais, o carro pode deslizar no fenômeno conhecido como aquaplanagem.
A dica é manter uma velocidade razoável e segurar firme no volante, mantendo uma distância segura dos veículos que estejam a sua frente. Evite frear bruscamente, pois a pista fica escorregadia e isto pode fazer com que aconteça a perda de controle do carro. Em caso de temporais que comprometem a visibilidade da estrada, pare em um posto ou um local de descanso. No acostamento não é aconselhável, pois pode gerar colisões.
Que atitude tomar em engavetamentos?
Muito comuns nas rodovias, os engavetamentos também colocam à prova a capacidade de muitos motoristas. Em primeiro lugar, é preciso manter a concentração nos carros que estejam a sua frente, além de ficar de olho nas sinalizações eletrônicas ou dos dispositivos móveis de comunicação.
Para evitar uma colisão traseira, mantenha uma distância de, no mínimo, 3 metros do veículo a sua frente. Ao passar pelo local do acidente, evite ficar olhando. Quanto mais atenção você tiver no que acontece a sua frente, menos chance haverá de sofrer um susto ao volante. Não tenha pressa e mantenha uma velocidade adequada ao fluxo. Nem pense em cortar o congestionamento pelo acostamento: além de ser uma infração gravíssima, pode causar sérios acidentes.
Como agir na neblina?
O farol baixo nas estradas já é obrigatoriedade durante o dia. Agora, na neblina, a regra é ainda mais útil. Diminua consideravelmente a velocidade. Tente se guiar também pelas faixas da estrada. Caso a neblina esteja muito forte, a recomendação é que você procure um local adequado para esperar que a situação melhore.
Como dirigir um carro em situações tensas?
Caso você se depare com algum tipo de situação adversa, não se apavore. Manter a calma também é uma boa dica para evitar problemas mais acentuados. Manter o seu carro com a revisão em dia e em um bom estado de conservação é um requisito primordial não só para a sua segurança, mas para a de todos os motoristas e passageiros. Por isso, tenha cautela e não deixe a impulsividade falar mais alto!
E você, já passou por alguma situação adversa na pista? Tem alguma dica sobre como dirigir um carro para dar aos outros motoristas? Conte pra gente nos comentários e compartilhe suas experiências!